DIY - Decoupage


Hi ho!

DIY Time: let's do it!















































Do que você vai precisar:

1 – Caixa de mdf com tampa
2 – Tinta PVA (cores de sua preferência)
3 – Lixa 220
4 – Pincel
5 – Termolina leitosa (serve como cola e como impermeabilizante)
6 – Guardanapo decorativo























Comece dando uma de mão de tinta branca na caixa e na tampa.













Depois de seca, lixe toda a superfície da caixa e da tampa também.























Depois de lixada, aplique uma camada de termolina sobre a tampa e deixe secar por 10 minutos.












Em seguida, retire a película do guardanapo com cuidado e estique-o sobre a superfície da tampa, tomando cuidado para não criar bolhas de ar e não rasgar a decoupage. Não se preocupe com os excessos nos cantos, depois eles serão removidos.

DICA: utilizei guardanapo nesta caixinha para aproveitar as antigas decoupages que eu tinha guardadas, mas não é o melhor material para este trabalho (ele rasga e enruga com muita facilidade), o ideal é utilizar as folhas de papel importado para artesanato, são mais grossas (semelhante ao papel cartão) e tem um acabamento perfeito.























Depois que o guardanapo estiver seco e bem aderido à tampa, pegue um pedaço da lixa e raspe em sentido diagonal em cima das arestas da caixa, assim os excessos serão removidos sem rasgos.























Passe outra camada de termolina sobre o guardanapo colado na tampa para impermeabilizar. Não se preocupe se enrugamentos aparecerem, é comum que o guardanapo repuxe um pouco.























Agora é a vez da caixa. Eu quis fazer a minha lilás só que não tinha essa cor de tinta em casa, então misturei roxo e branco até chegar no tom desejado.




























Pinte a caixa quantas vezes achar necessário para ter a cobertura almejada, só não exagere muito no pincel. Deixe secar.























Voltando para a tampa, é hora de pintar as laterais. Se desejado, pode-se cobrir essa parte com o próprio guardanapo na hora da colagem, mas eu preferi colorir também. Aproveitei a mistura do lilás e adicionei um pouco de rosa e vermelho.























Pinte, pinte e pinte!























Escolhi alguns lacinhos coloridos pra colar em volta das laterais da tampa. Utilize uma cola bem resistente para não correr perigo de cair algum laço.























E está pronta a sua caixinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário